terça-feira, 19 de fevereiro de 2019




Em Evento de Posse, Diretoria da Abrh PB destaca integração de Profissionais "com novas tecnologias"

ABRH-PB tem como objetivo promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas.

Por Redação Portal T5 14/02/2019

Diretoria Triênio 2019-2021
Abrh/PB


Em Evento realizado na última quinta-feira (14/02/2019), tomou posse a nova diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/PB). A solenidade aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em João Pessoa.
Em entrevista à equipe de reportagem da Rede Tambaú de Comunicação (RTC), a nova presidente da Instituição, Maria da Penha Silva, destacou que um dos grandes desafiso dos profissionais de diversas áreas é a integração com as novas tecnologias.Segundo a Presidente:
"A dificuldade do contato causa medo em alguns profissionais. Por isso o setor de recursos humanos deve trazer essa discussão pra solucionar os problemas fazendo, inclusive, com que os profissionais se capacitem cada vez mais" (afirmou)
 
Já a nova Diretora de Conectividade, Simone Moura Cabral, enfatizou a importância da integração entre o mercado de trabalho e as universidades. Ela fala: 
"O mercado de trabalho se encontra distante da academia. Devemos trabalhar para promover esse processo de integração. Isso é necessário para entender as novas tendências mercadológicas", detalhou.

A Abrh/PB promoveu em parceria com a Rede Tambaú de Comunicação (RTC) e o Great Place to Work (GPTW), a cerimônia de premiação da Melhores Empresas para trabalhar na Paraíba. A primeira edição ocorreu no auditório da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio/PB), no Centro de João Pessoa, e foi transmitido com exclusividade pelo Portal T5.

No Brasil, a GPTW premia a nível nacional e estadual as melhores empresas para se trabalhar, ou seja, aquelas que oferecem tanto um ambiente físico ideal de trabalho quanto um ambiente organizacional favorável para o desenvolvimento do colaborador dentro da corporação.


Assistam o vídeo:



Por que estudar a Teoria do Desenvolvimento Organizacional?

Gestores com várias experiências em organizações tem se perguntado sobre os seus Futuros e quais seus papéis enquanto profissionais de RH?

Hoje se pensa em uma EMPRESA - interligando CLIMA ORGANIZACIONAL - ÉTICA - CÓDIGO DE CONDUTA - GESTÃO DO CONHECIMENTO - ARQUITETURA ORGANIZACIONAL - POSTURA DE RESILIÊNCIA. 

Na Gestão PARTICIPATIVA e no uso incessante das Metodologias Ativas em sala de aula, ouço relatos por parte dos profissionais, a necessidade de Práticas de Gestão afinadas com a Política, a Cultura e com amparo na valorização dos aspectos emocionais e psicológicos de sua equipe!

Desta forma, sugiro enquanto Profissional que se preocupa em desenvolver pessoas a importância de que os Gestores Estratégicos de Rh, líderes e Proprietários de Empresas invistam FORTEMENTE nos aspectos emocionais e de bem-estar nos seus ambientes de trabalho. Necessita-se de PROFISSIONAIS com SAÚDE MENTAL NOS AMBIENTES DE TRABALHO. Entretanto, faz parte também da Teoria do Desenvolvimento Organizacional cuidar das emoções das pessoas e que consequentemente irá interferir na produtividade dos mesmos.

O que acham meus guerreiros deste módulo? Profissionais parceiros! Finalizamos o Módulo com Maestria...
Turma da Pós Gestão Estratégica de Pessoas
Faculdade Estácio de Sá - João Pessoa/PB



         

 Transformar ideias (teorias) - planejá-las - e gerar ações é um dos objetivos da Gestão Estratégica de Pessoas




terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Podemos falar sobre Depressão e Suicídio no dia a dia?

Depressão na Adolescência
Em uma turma de Psicopedagogia em que finalizei o Módulo: Adolescência no Contexto educacional, trouxe esta temática polêmica e necessário de ser trabalhado em sala de aula e no meio circundante. 

É uma área que requer cautela e preparação de profissionais para abordagem, bem como, uma "maturidade" dos ouvintes para a compreensão e absorção devida da informação. Isso quer dizer que precisamos "saber com que público estamos falando".

A DEPRESSÃO tem nos inquietado e  possibilitado novas abordagens na prevenção deste mal.

Nas conversas que desenvolvo com alunos, empresas e os meus entes queridos procuro desmistificar a ideia conversando sobre o assunto e os sentimentos presentes no adoecer.

Falar sobre suas emoções, sentimentos e angústias é uma postura de prevenção para prováveis maus. Precisamos escolher com quem se confidenciar! Acima de tudo  "ter a coragem" de nos posicionar e dar "cabimento" as emoções mais profundas. É uma libertar da alma... e logo logo, um alívio provável de ser sentido.

Uma adolescente e jovem escritora Daniella Cavalcanti trouxe a tona esta temática conversando com Professores, Psicólogos, Psicopedagogos e o público em geral uma história envolvente e de prevenção a Depressão e ao suicídio na Adolescência.

Pós-graduação em Psicopedagogia (Cintep)

Com Daniella - autora do livro